top of page
pexels-jakubzerdzicki-29942709_edited.jpg

Equipe

MariaCarmem.png

Maria Carmem Jacob

Coordenação Pedagógica

_edited.jpg

Thaiane Machado

Coordenação de Comunicação

_edited.jpg

Januário Mourão

Coordenação de Execução e Secretaria 

TUTORES (Usinalab)

Amanda Aouad

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, roteirista e consultora de roteiro com experiência em diversos formatos da linguagem audiovisual, sendo roteirista do Núcleo Anima Bahia (2015 – 2019) com séries diversas como Turma da Harmonia (Disney Junior), Fábulas de Bulccan (Play Kids) e Tori, a detetive (ZooMoo), além do Núcleo TV Show (2017), coordenado por Doc Comparato. Coautora do projeto de animação A Guardiã que tem um curta-metragem selecionado para o FICI 2021 e licenciado para TVE Ba e a série desenvolvida, através do Edital nº 09/2018 - Desenvolvimento de Projetos para a Infância. Colaboradora de roteiro da série Comer, Beber e Aprender, com estreia prevista para 2025 no Canal Futura. Co-Autora da série Rodrigues, finalista do série Lab 2023. Professora da Unifacs nos cursos de Comunicação e Artes, tutora do projeto de extensão da UFBA - Usina do Drama, participou como consultora de roteiro do Lab Queer 2024 e ministrou a oficina de série de ficção do Fera 2024, é ainda crítica associada à Abraccine, idealizadora do site CinePipocaCult, colunista do Portal Umbu e apresentadora do podcast Prosa Cinéfila.

Marcelo Lima

Roteirista de HQs, podcasts e Audiovisual e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro (Prefeitura de Salvador) pela HQ “O Bicho que Chegou a Feira” e o Troféu Angelo Agostini (Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo) pela HQ “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira” e o Prêmio Erê Dendê (Ministério da Igualdade Racial) pelo livro "Os Afrofuturistas". Foi roteirista de Auts (Takapy), Mundo Ripilica (Marisol/SP) e da série live-action Passinho (Disney+), além da primeira temporada de Formula Dreams (HBO Max). Co-criou Pequenos Narradores (Takapy) e Galera da Praia (Griot Filmes) na TV Rá-Tim-Bum. Em 2023, lançou a HQ infantojuvenil Os Afrofuturistas. Em 2025, dirige o longa documental "Histórias de Roteiristas Negros" e escreve um longa de ficção para TV Aberta com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2026.

Gustavo Erick

Roteirista, produtor e professor , com mestrado em Educação, com foco em pesquisas relacionadas a Dramaturgia, Narrativas seriadas e  Jogos Digitais. É tutor e professor da Usina do Drama, onde ministra cursos de roteiro para séries de ficção. Escreveu roteiros de séries de ficção live action, docu-reality e documentais exibidas em diversas janelas entre canais abertos, canais por assinatura e streaming, tais como Prime Video, Fashon TV, Lifetime, Band, TV Cultura, SBT Nordeste, RICTv, entre outros. Desenvolve conteúdo de ficção sob medida para marcas como Coca-Cola, Petrobras, Skol e para o canal Nerdologia (YouTube).  Desenvolveu projetos aprovados por leis de fomento (FSA/BRDE e MINC) para diversas janelas de exibição e produtoras independentes. É um dos roteiristas fundadores da Autorais – Associação de Roteiristas Independentes da Bahia.

Ceci Alves

Roteirista e diretora, com séries e telesséries desenvolvidas para a HBO Max, NBCUniversal, TV Brasil, e outros players, pelas produtoras Giros Filmes, Prodigo Films, Paranoïd BR, Jabuti Studio e Floresta/Sony Pictures. Roteirista e montadora formada pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, La Habana, Cuba, também tem Master 2 em Direção pela École Supérieure d'Audio-Visuel, Université de Toulouse, França. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, também é produtora, curadora, professora, jornalista e palestrante. Seu trabalho autoral possui um viés musical e suas obras têm, como missão, desenvolver questões políticas e dar protagonismo aus excluídes. É reconhecida curta-metragista e documentarista, com premiações no Brasil e no exterior.

Gildon Oliveira

Doutor e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como linha de pesquisa a dramaturgia. Especialista em Roteiros para Audiovisual, atua em pesquisa, ensino, consultoria e criação artística. Desenvolve dramaturgia para teatro, cinema e televisão desde 2008. Vencedor em 2023 na categoria Melhor Texto no Prêmio Braskem pelas peças “Cintilante (2023)” e “Aviamentos (2022)”. Participou da Oficina de Teledramaturgia para Novos Autores da Rede Globo (2010); Na televisão, o trabalho mais recente foi a criação de “Beleza da Noite”, integrando o Programa de Expansão de Dramaturgia da Rede Globo (2022). Roteirista do longa de ficção Café e Outras Pessoas (2026).

PROFESSORES (Espaço de Estudos)

Ludmila Carvalho

Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da UFRB. Possui doutorado em Literatura Comparada e Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal - Canadá (2009), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pela UFBA (2002). Autora do livro "Memórias de luz e som: o cinema de Wong Kar-Wai pelo prisma de Gilles Deleuze", publicado em 2024 pela editora Multifoco. Lidera o grupo CineCecult - grupo de pesquisa e extensão, realizando atividades integradas de pesquisa e extensão na área de cinema e educação no território do Recôncavo da Bahia.

Maíra Bianchini

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrante do grupo de pesquisa A-Tevê - Laboratório de Análise de Teleficção (Póscom/UFBA). Pesquisa dinâmicas de produção e mercado em indústrias criativas, colecionando coordenações pedagógicas em projetos educativos e culturais voltados a criadores de conteúdo em mídias diversas. Atualmente, dedica-se ao projeto de pesquisa “Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano” (Paulo Gustavo Bahia 2023). É cofundadora do Estude Séries, empreendimento destinado a cursos e consultorias para profissionais e pesquisadores de obras audiovisuais seriadas. Foi coordenadora pedagógica e professora dos projetos “narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia” (edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018), “Laboratório Sala de Roteiristas” (Aldir Blanc Bahia, 2020), “Laboratório Sala de Roteiristas II” (Paulo Gustavo Bahia, 2023) e "Áudio Visões: Oficina de Letramento em Séries de TV" (Paulo Gustavo Bahia, 2023).

João Araújo

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, no qual é membro do grupo de pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Foi professor substituto das disciplinas Estética da Comunicação e Oficina de Comunicação Audiovisual também pela UFBA, além de professor da Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual em Multiplataformas da UFSCar. Hoje, atua como professor, pesquisador, autor, coordenador e produtor executivo em empreendimentos diversos financiados por editais públicos de incentivo à cultura. Dentre esses empreendimentos, destacam-se na pesquisa a coordenação dos projetos de investigação Jogos de Todos os Santos: um estudo da construção de mundos ficcionais nos videogames baianos (Lei Aldir Blanc Bahia 2020), Vários Mundos, Uma Bahia: Um Estudo da Ficção Seriada Baiana (fundo setorial de audiovisual 2019) e, atualmente, Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano (financiado pela Lei Paulo Gustavo, 2024).

João Senna

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e pesquisador de pós-doutorado no INCT.DD. Seu foco de pesquisa é em narrativas seriadas, especialmente as de longa duração e que misturam elementos mais e menos continuados.

CONFIRA O CRONOGRAMA PEDAGÓGICO

bottom of page